quinta-feira, 15 de março de 2012

Jornalista admite erro em notícia e parabeniza saúde em Monteiro.


O jornalista Efigênio Moura admitiu ter errado ao noticiar em sua crônica da segunda-feira, 12, na Rádio Monteiro FM, que o município de Monteiro ocupava a penúltima colocação entre os municípios do Cariri no ranking do IDSUS, que mede a qualidade no acesso da população aos serviços de saúde.

Antes de Efigênio Moura comentar, a noticia havia sido publicada em um programar apresentado por membros da oposição ao governo municipal, na mesma emissora, no domingo, 11.

Tomando conhecimento das informações equivocadas, a secretária de Saúde, Adalgisa Gadelha, que é também Diretora Executiva do COSEMS-PB (Conselho de Secretarias Municipais de Saúde), esclareceu os fatos, provando que, na realidade, Monteiro ocupa o 2º lugar no seu grupo, o Grupo 4, composto por 25 municípios, entre os quais Patos, Cajazeiras, Sousa, Guarabira, Santa Rita, Pombal, Picuí, Cuité, Esperança, Araruna e Itabaiana.

Em gesto de profissionalismo, ética e humildade, Efigênio Moura se redimiu na crônica desta quinta-feira, 15, inclusive pedindo desculpa aos ouvintes.

Leia o comentário de Efigênio Moura sobre o assunto:

Errando e Aprendendo

Amigos do Feliz Retiro, Bom dia.

Quando se erra sem a intenção de destruir algo, esse erro é passível de entendimento.

Errei ao noticiar na segunda passada a questão do IDSUS. Na verdade foi uma avaliação errada de minha parte, uma interpretação mal feita sobre os gráficos e tabelas apresentados pelo Ministério da Saúde no tocante ao atendimento do SUS aqui em Monteiro.

Não diretamente fui avisado que a situação era outra. A assessoria de comunicação da prefeitura atenta aos fatos fez publicar o ocorrido em sua veracidade. Recebi, como vários colegas em e-mail e vi a matéria postada em vários blogs e sites. É obrigação minha enquanto comentarista do momento político de nossa cidade, clarear os reais acontecimentos.

A nota da prefeitura, assinada pela secretária Adalgisa mostra que houve um erro meu ao fazer um quadro comparativo com as cidades do Cariri e por lá ranqueá-las, quando na verdade há grupos distintos de municípios.

Na Paraíba são 6 grupos da mesma natureza, Monteiro está inserido para o IDSUS no Grupo 4, que é composto por 25 municípios. Foram com eles que nossa saúde fora comparada.

Municípios do porte de Patos, Cajazeiras, Santa Luzia, Guarabira, Bayeux e Sapé para não ter que citar todos. A classificação nos leva ao segundo lugar nesse grupo, o que é uma imensa honra.

Não fui feliz ao comparar o atendimento do SUS de Monteiro a cidades vizinhas, como é o caso de Zabelê, Prata, Ouro Velho, São João do Tigre, São Sebastião do Umbuzeiro, Camalaú, quando sabemos que pessoas dessas cidades são atendidas aqui em Monteiro, então seria uma competição desleal.

Peço desculpas aos ouvintes e a equipe da saúde municipal pela falta de atenção nas informações cedidas pelo SUS.

Nenhum comentário:

Postar um comentário